Fique pelo menos sete dias em Arraial do Cabo e descubra porque vai se apaixonar...

• 1º dia

Depois de tomar um delicioso café da manhã em uma de nossas aconchegantes pousadas, uma boa pedida é fazer o Passeio de Barco - considerado o melhor da região e um dos atrativos turísticos mais procurados do Estado do Rio de Janeiro.

São aproximadamente 3 horas de duração, onde é possível conhecer a Praia dos Anjos (local de embarque), Prainhas do Pontal, Boqueirão,  Gruta Azul, Fenda de Nossa Senhora, Pedra do Macaco, Praia do Forno e Restaurante Flutuante. Muitas embarcações oferecem petiscos e lanches a bordo a preços acessíveis e com água e refrigerante a vontade.

Aproveitando o percurso, um passeio à tarde pelo Centro Histórico permite viajar no tempo e conhecer a Igreja Nossa Senhora dos Remédios – onde foi realizada a primeira missa em local fechado no Brasil, a Casa da Piedra – uma local que abrigou uma feitoria, o Marco Histórico – local onde em 1503 aportou a embarcação de Américo Vespúcio e a Casa da Poesia – espaço cultural onde viveu o poeta Victorino Carriço. O local é perfeito pra quem quer ler um bom livro, tomar um café e relaxar...


Ainda neste ambiente totalmente bucólico é possível observar os pescadores artesanais tecendo redes e reparando os barcos na beira da Praia dos Anjos.
Temos guias locais com registros no Ministério do Turismo que podem acompanhar o grupo e contar sobre a história e mostrar a rica cultura do povo cabista.


• 2º dia

Arraial do Cabo foi considerada por anos consecutivos a “capital do mergulho” e este título é justificável: águas cristalinas e ótima visibilidade, vida marinha riquíssima devido ao fenômeno raro da ressurgência, possui diversos pontos de mergulho próximos da costa e a poucos minutos de navegação, ventos e temperatura da água favoráveis. Em suma, é propicia para a atividade 360 dias do ano e por essas e outras que a cidade é o paraíso dos mergulhadores e admiradores dos mistérios e belezas do fundo do mar.

São 13 operadoras que oferecem desde o batismo ao curso avançado, além de comercializarem produtos para a prática de mergulho.

Para os amantes do mar, é possível conhecer o Museu Oceanográfico da Marinha do Brasil e os estudos realizados pelo IEAPM – Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira. Lá se encontram fotos, objetos recuperados de naufrágios, ossadas de baleias e aquários com diversas espécies. As crianças são um grande público do museu que está passando por uma importante reforma, melhorando o espaço e aprimorando o atendimento para os visitantes.

Para quem gosta de cultura, visitar o Centro Cultural Manoel Camargo é uma boa. Lá acontecem exposições diversas, além de espetáculos de música, dança e teatro e no espaço também funciona uma biblioteca pública. A sala de exposições José d’ Dome, conhecida como “Casa de Vidro” localiza-se bem no Centro da Cidade e é outro espaço que pode ser visitado de segunda a sexta-feira em horário comercial.

• 3º dia

Estar em Arraial do Cabo e não subir o Pontal do Atalaia é quase um ato imperdoável. Trata-se de um ponto estratégico, onde é possível ter uma visão de toda a cidade, além de dar acesso ao Mirante onde se pode observar a Ilha do Francês; o Morro do Vigia – local onde numa prática secular, o vigia de pesca orienta os outros pescadores sobre os cardumes; as trilhas de acesso as Prainhas do Atalaia – que tem este nome por se tratar na verdade de duas praias separadas por uma rocha; e também a trilha para a Praia Brava – ideal para os praticantes do surf . O acesso pode ser de carro ou a pé.

Um passeio pela Nova Orla da Praia Grande acompanha este dia, onde é possível degustar nos quiosques pratos a base de frutos do mar, ouvir uma música ao vivo, passear pela ciclovia, assistir ao belíssimo Pôr - do - Sol e participar da pesca de arrastão no canto esquerdo da praia, um verdadeiro espetáculo da natureza. Não esqueça de visitar também o Ponto de Cultura dos Artesãos de Arraial do Cabo, é possível aprender a secular prática da confecção de redes artesanais e também das rendas de bilros, tradição herdada de nossos colonizadores portugueses.

E se esqueceu a roupa de banho, não se preocupe! A Praia Grande possui um comércio voltado para a moda praia, com aproximadamente de 15 lojas.

• 4º dia

A Praia do Forno é uma das praias mais conhecidas de Arraial do Cabo pelo cenário exuberante composto de águas claras e areia branca e a imponência do verde de sua vegetação nativa. É possível conhecê-la de duas formas:

Opção 1: para os mais dispostos a trilha de aproximadamente 20 minutos é um presente de contemplação da natureza. O caminho está em bom estado de conservação e o percurso lhe proporcionará lindas fotografias.

Chegando na praia, pode-se encontrar quiosques de alimentos e bebidas e alugar equipamentos de mergulho (máscara e snorkel) para explorar a enseada ou pegar um caiaque e remar pelo mar tranqüilo da Praia do Forno.

Opção 2: fazer o trajeto pelo mar, pegando um barco taxi na Marina dos Pescadores na Praia dos Anjos, ou alugando um barco para conhecer os pontos de prática da pesca esportiva,  visitar a Fazenda Marinha (cultivo de ostras, vieiras e mexilhões)  e degustar de deliciosos pratos com frutos do mar fresquinhos no Restaurante Flutuante.

• 5º dia

A Prainha encanta “de cara”, pois logo que se chega à cidade é possível avistá-la com seu mar calmo de cor azul turquesa, um verdadeiro convite para quem quer passar o dia na praia e ideal para as crianças, sendo o point mais freqüentado pelas famílias.

A Prainha oferece boa estrutura de quiosques, além de várias atividades de lazer como banana boat, caiaque e outros esportes.

Uma dica é conhecer a trilha que leva a Praia da Graçainha, uma pequena praia perfeita para o mergulho livre (apnéia).

Depois do dia de muita praia, vale a pena ir a um dos restaurantes do entorno da praia, alguns especializados em comida oriental.

• 6° dia

Descobrir um Arraial do Cabo diferente, pouco conhecido...

Aos desbravadores a cidade oferece uma beleza única em forma de vegetação de restinga,com  lagoas de água salgada de um lado e mar do outro. Monte Alto e Figueira, distritos de Arraial, abrigam estas paisagens onde pode-se fazer trilhas pela restinga, se deliciar de frutos típicos e apreciar orquídeas e outras plantas da vegetação nativa, observar pássaros e outras espécies raras.

A Lagoa Azul é uma Área de Preservação Permanente, possui água morna e salgada, e os ventos propiciam a prática de esportes como Kitesurf e Windsurf que atraem dezenas de turistas todos os fins de semana. Inclusive para quem desejar aprender a modalidade existem escolas especializadas.

O piquenique na beira da Lagoa é clássico das famílias que freqüentam o lugar pela tranqüilidade, principalmente para as crianças que podem brincar livremente. Também existem restaurantes na beira e entorno da Lagoa que servem pratos diversos a preços bem acessíveis.

Pro fim da tarde, que tal uma pesca? Aprender as técnicas da pesca artesanal e preparar um peixe com camarão na beira da Lagoa é uma boa pedida pra fechar o dia.

• 7° dia

Para encerrar com chave de ouro, uma visita à Praia do Pontal e conhecer a peculiar pesca artesanal e bater um papo com os pescadores que de maneira divertida e completamente espontânea, contam seus “causos” e histórias em seus paióis de pesca.

A Praia do Pontal fica próxima a Vila Industrial, construída para abrigar os funcionários da Cia Nacional de Álcalis, construída em 1943 e que durante anos foi uma das maiores indústrias do país, responsável pela exportação de barrilha e outros produtos feitos a partir da extração de conchas da Lagoa de Araruama.

Antes de ir embora, não se esqueça de visitar as lojas de artesanato na Praia dos Anjos e na Praia Grande e levar sua lembrança da cidade.

Programa sugerido pela secretaria de turismo de Arraial do Cabo.

Ler 12037 vezes Última modificação em Terça, 27 Maio 2014 19:51
Publicado em Institucional

Inscreva-se e receba notícias

Saiba Mais - Portal Arraial do Cabo Online

A equipe editorial, formada por jornalistas e pessoas apaixonadas pela cidade, está sempre presente e cuida para que o guia ofereça sempre conteúdos atualizados e as últimas novidades do que há de melhor na cidade.

Redes Sociais

twinter rss

Comentários de Clientes

 

Adorei a seriedade e a facilidade para encontrar as informações no site...

 

Quando fui viajar achei tudo que precisava aqui, PERFEITO...