A Casa da Poesia - Arraial do Cabo, rica de história e tradições, mas onde existem poucos espaços públicos culturais, ganhou um café literário. “Café literário” – na acepção do termo, pretende ser um “lugar de encontro, de expressão e debate relacionado com a literatura”.

A velha casa do poeta Victorino Carriço, localizada à sombra da igreja Nossa Senhora dos Remédios, no centro histórico de Arraial do Cabo, transformou-se num espaço vivo, acolhedor, onde esquecer a pressa, tomar um café, um refresco, sentindo-se absolutamente à vontade para procurar nas estantes, pegar um livro, folheá-lo à sombra das árvores, ou levá-lo consigo, amigo e companheiro.

Aberta à um público diversificado: gente da comunidade, estudantes, turistas ocasionais, a “Casa da Poesia” tem, portanto, como objetivo principal permitir o acesso aos livros, estimular o gosto pela leitura, promover encontros entre pessoas que gostam de ler, de ouvir e contar histórias, de recitar poesias, de escutar uma música.

Pretende ser um espaço onde propor atividades estruturadas, mas também onde os freqüentadores fiquem à vontade para trocar idéias, tomar um café, bater um papo.

O Obelisco Américo Vespúcio - na Praia dos Anjos marca o local onde aportou em 1503 a primeira armada portuguesa. Próximo ao monumento vê-se ainda o Poço d'Água, que durante anos abasteceu a antiga vila.

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios - Construída em pequena elevação a esquerda da Praia dos Anjos pelos navegantes portugueses, data de 1506 e foi a primeira igreja de pau a pique onde foi celebrada uma missa no Brasil.

Farol Velho - No topo da Ilha de Cabo Frio ,data de 1833. Construído a mando de D. Pedro II foi desativado em 1866 pois era constante aquele ponto da ilha ficar coberto por densa neblina. (ao lado Farol Novo).

Ruínas do telégrafo - Num dos pontos mais altos do Pontal do Atalaia construído em 1814. Do excelente mirante natural onde se encontram tem-se uma vista deslumbrante sobre a Ilha de Cabo Frio e a Praia Grande.

Museu Oceanográfico - Parte integrante do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEPM) que o absorveu. Rico acervo de organismos marinhos vivos e fixados, equipamentos oceanográficos utilizados no estudo do ambiente marinho.

Mirante do Boqueirão (Ponta do Cabo) - Do mirante do Boqueirão, tem-se a vista da Ilha do Farol (Ilha de Cabo Frio), de sua praia (tida como a mais perfeita do Brasil) e do próprio boqueirão.

O acesso dá-se pela continuação da rua de onde se tem a descida das Prainhas, ou seja, segue-se até o final da estrada, depois sobe-se a pé o morrinho existente. O local é perigoso e todo cuidado por onde se pisa é pouco, mas o visual é de tirar o fôlego.

Vista da Ilha dos Franceses - A Ilha dos Franceses é logo avistada, pois fica na 1ª descida, no começo da estrada do Pontal.

O pôr-do-sol mais bonito de Arraial pode ser avistado do mirante do Pontal do Atalaia (que tem a vista para a da Ilha dos Franceses) e da Praia Grande. No final do dia, dezenas de pessoas sobem o morro do Pontal para assistir ao espetáculo mágico do pôr-do-sol. É de lá que esse momento mágico torna-se mais exuberante e agrada aos visitantes mais exigentes.

Casa de Piedra - A Casa de Piedra fica ao lado do Marco Histórico. É tida como uma das primeiras edificações do país. Foi construída pelos portugueses em 1506, e acredita-se ser o local da primeira feitoria do Brasil. Hoje é propriedade particular.

Poço D'água - Construção do século XIX que abasteceu o município durante muitos anos, quando este era ainda uma pequena vila de pescadores.

Os Casarios - O ambiente que circunda o Largo Histórico é composto por alguns exemplos de casario do final do Século XIX e início do Século XX. Descendo a rua D. Pedro II e até antes de chegar a rodoviária, pode-se notar mais algumas construções, que inclusive já foram tombadas pelo patrimônio histórico do País.

Ler 13194 vezes Última modificação em Terça, 27 Maio 2014 21:45
Publicado em Institucional
Tagged sob

Inscreva-se e receba notícias

Saiba Mais - Portal Arraial do Cabo Online

A equipe editorial, formada por jornalistas e pessoas apaixonadas pela cidade, está sempre presente e cuida para que o guia ofereça sempre conteúdos atualizados e as últimas novidades do que há de melhor na cidade.

Redes Sociais

twinter rss

Comentários de Clientes

 

Adorei a seriedade e a facilidade para encontrar as informações no site...

 

Quando fui viajar achei tudo que precisava aqui, PERFEITO...